E no começo, sempre haverá a voz, o verbo, a respiração e o som que todo ser humano é capaz de emitir. No princípio, sempre haverá EVA, a mulher curiosa. De volta à criação em seu novo projeto solo, Ligiana Costa decidiu focar no instrumento que vem sendo seu companheiro de vida, desde seus estudos de canto de ópera na Universidade de Brasília até o experimentalismo de seu duo NU (Naked Universe): a voz.

 

 EVA (Errante Voz Ativa) reúne músicas inteiramente arranjadas para vozes, processadas ou naturais. É ao mesmo tempo um ato primitivo, o de fazer da voz o principal meio de comunicação e expressão artística, mas também contemporâneo, na maneira de arranjar e conceber a música, com suportes tecnológicos e fórmulas do pop e das tendências sonoras contemporâneas. A direção musical é de Daniel Maia, conhecido como um dos maiores compositores para teatro do Brasil e tem participação de São Yantó, Bruna Lucchesi, Marina Decourt, Pedro Iaco, Livia Nestrovski e out

 

Cada canção deste projeto têm o nome de uma mulher, cada canção é uma homenagem à multiplicidade de vozes femininas mas também um discurso único, por vezes singelo. EVA é múltipla como as mulheres. Um chamado a esta errante voz livre e ativa que habita em cada uma de nós para a (re)construção de um mundo utópico (diante de tanta distopia cotidiana) no qual o feminismo é conquista real, no qual o fim da cultura patriarcal é também o fim da opressão da Terra e de seus milhões de outros habitantes por parte da humanidade.

 

Este projeto começou no final de 2018 em São Paulo, neste mesmo momento, o novo presidente do Brasil era eleito, um candidato misógino e contrário a todas as formas de arte e diversidade.

EVA é uma resposta a este contexto político e um cavalo de batalha neste novo Brasil.

Ligiana Costa, também cantora pop, é pesquisadora e cantora de música barroca. Essa experiência está profundamente refletida em suas composições, que ela considera como monteverdianas com traços modernos.

 

“We are either going to have a future where women lead the way to make peace with the Earth or we are not going to have a human future at all.” 
― Vandana Shiva

EVA (Errante Voz Ativa)

novo projeto de Ligiana Costa

direção musical de Daniel Maia