Este curso é aberto para amadoras e iniciantes que desejam se conectar com a própria voz, ter uma primeira experiência de canto coletivo ou simplesmente trabalhar a desinibição na fala e no canto. Nos encontros Ligiana proporá exercícios de respiração, de corpo, de voz, de afinação e de canto em conjunto culminando com uma experiência de canto coral. Através da voz cantada as mulheres acessam em conjunto a voz física e ao mesmo tempo a voz metafórica, tantas vezes a nós negada.

Não há quem não possa cantar, não existe voz que não possa brilhar!

Carga horária ideal: 8 horas

Libertação da voz para mulheres

Uma oficina de voz, desinibição e canto entre mulheres

Neste curso deseja-se trabalhar a voz a partir do corpo, das potencialidades já existentes em cada um, das descobertas em grupo e da liberdade. Além deste trabalho criterioso de voz será também realizado um trabalho que aproxima os alunos da pratica coral barroca, cantando trechos das grandes cantatas de Bach, experiência única de harmonia e de canto em grupo. A exploração deste repertório e do canto em polifonia é riquíssima para o desenvolvimento do ouvido harmônico, do sentido de coletividade em contraponto com a individualidade e da descoberta de timbres e cores da voz – elementos cruciais para atores e artistas da cena. Ao mesmo tempo da descoberta técnica, nos aproximaremos do universo vocal coral de J.S. Bach, o que abrirá aos participantes as portas para uma escuta musical refinada. Ao final da oficina será realizada uma performance com o repertório estudado.

                                                                Carga horária ideal: 15 horas

Polifonia vocal para atores

um curso-oficina prático

A partir de elementos históricos, dramatúrgicos e musicais, será analisada uma ópera por dia (a ser vista em DVD), partindo do Orfeo de Claudio Monteverdi e chegando em La Bohème de Puccini. O que se deseja é oferecer aos alunos os meios para que os mesmo realizem análises, se sintam convidados a se envolverem, comentarem e ofereceram seus próprios pontos de vista sobre as obras e sobre o universo da ópera lírica.

 

 

Carga horaria ideal: 16 horas

Como ouvir, apreciar e se conectar com a ópera

curso teórico

O nascimento da ópera

curso teórico

Por meio de um rico painel cultural dos elementos decisivos para o surgimento da ópera lírica, o curso oferece oportunidade de aprendizado, apreciação e ilustração sobre a história e o significado desse gênero artístico. Faremos um mergulho histórico e estético no momento estimulante da formação da ópera como uma novidade do universo artístico. O século XVII é testemunha do nascimento da forma mais duradoura e mais complexa de teatro musical: a ópera lírica. O surgimento e a cristalização deste gênero são conseqüências de séculos de história do teatro e da música e, em especial, de algumas passagens cruciais no desenvolvimento de um novo sistema de produção. Em nossos três encontros percorreremos o nascimento da commedia dell’arte, o desenvolvimento da comédia erudita e das primeiras trupes de teatro profissional do ocidente. Paralelamente, os alunos tomarão contato com as passagens fundamentais da história da música para o surgimento desta nova dramaturgia musical, desde o madrigal renascentista, passando pela criação florentina do recitar cantando e pelas primeiras experiências romanas e mantovanas, chegando ao advento dos primeiros teatros públicos de ópera em Veneza, decisivo para a fixação do gênero. As aulas expositivas serão sempre acompanhadas de

material sonoro para apreciação auditiva dos temas das aulas. Carga horaria ideal : 16 horas